Veja o que é letra de câmbio e quais são os principais tipos!

3 minutos para ler

Você sabe o que é Letra de Câmbio? O investidor sempre deve buscar novas oportunidades de aplicar o seu dinheiro com segurança e rentabilidade. Apesar da renda fixa ter ficado menos atrativa, ainda existem alguns ativos financeiros que podem ser interessantes.

A Letra de Câmbio, portanto, é um exemplo dessa modalidade. Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

O que é letra de câmbio?

As Letras de Câmbio (LC) são títulos de renda fixa oferecidos por sociedades de crédito, financiamento e investimento que também conhecemos como financeiras. Quando você adquire um título como esse, está, basicamente, emprestando o seu dinheiro para a instituição que emitiu o título.

Em troca disso, ela remunera o investidor com os devidos juros e correção monetária em um prazo que é combinado no ato da compra.

Quais são os principais tipos?

Entendido o conceito, mostraremos os tipos existentes dentro dos investimentos em Letras de Câmbio. Continue lendo!

Prefixada

A LC prefixada é aquela em que o investidor conhece a rentabilidade no momento em que faz o investimento. Dessa forma, ele já sabe quanto a aplicação vai render desde o início do primeiro aporte.

Pós-fixada

A pós-fixada, no entanto, é o contrário da anterior. Nesse caso, existe apenas uma expectativa ou estimativa de rentabilidade no vencimento. O percentual de remuneração é atrelado a um indicador denominado de CDI, que pode variar de acordo com as nuances do mercado.

Híbrida

Por fim, temos a LC híbrida, que mistura as duas opções que acabamos de descrever. Nesse caso, a rentabilidade estará ligada a uma taxa de juros prefixada e ao indexador, que pode ser o CDI ou IPCA, que conhecemos como índice da inflação.

Como investir nessas modalidades?

Para investir nesse título, é necessário abordar alguns elementos. Primeiro, os valores de aplicação em LC podem ser mais elevados. Existem algumas oportunidades que exigem um montante mínimo de R$ 30.000,00 para adquirir uma Letra de Câmbio.

Outro ponto que você precisa saber é que as LCs englobam períodos diferentes, podendo ser de curto ou longo prazo. As aplicações que ficam alocadas por um tempo maior podem gerar retornos mais significativos.

Os riscos de investir em LC são muito pequenos e isso se deve ao fato de ela ser protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Entretanto, ainda existe o risco de uma eventual quebra da instituição financeira que emitiu o título.

Por fim, você também precisa contar com o apoio de um profissional que entende desse assunto e, principalmente, seja certificado pelos órgãos competentes. Dessa forma, ele auxiliará na escolha dos melhores títulos de acordo com os seus objetivos financeiros e perfil de investidor.

Agora que você já sabe o que é Letra de Câmbio, os principais tipos e como investir nessa modalidade de aplicação financeira de renda fixa, não perca mais tempo e inicie os seus estudos para que possa aproveitar toda a rentabilidade e segurança que esse ativo pode proporcionar.

Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro de todas as novas postagens que fizermos a partir de agora, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Instagram e no YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário