o que são small caps o que são small caps

O que são small caps e quais os riscos de investir nesses ativos?

4 minutos para ler

Você sabe o que são small caps? Se pretende investir em ações na Bolsa de Valores, precisa aprender. Afinal, essa é a denominação para um tipo de ação com grande potencial de crescimento, mas que também traz alguns tipos de riscos bem específicos.

Por causa dessas características, muitos investidores focam em comprar e vender papéis de empresas small caps. Alguns fazem isso no Day Trade e Swing Trade, mas a maioria foca em uma estratégia de longo prazo, acreditando no potencial de crescimento desses negócios.

Quando dá certo, o potencial de crescimento é enorme. Por exemplo, a Magazine Luiza era uma small cap há alguns anos atrás, antes de acumular grande crescimento e ser um dos principais cases de sucesso da Bolsa.

Quer saber o que são small caps, quais os seus riscos e as principais empresas desse tipo hoje em dia? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que são small caps?

Small caps são empresas de baixa capitalização na Bolsa de Valores, ou seja, são negócios que têm um valor de mercado considerado baixo. Isso não significa, no entanto, que sejam empresas pequenas. Afinal, empresas pequenas não abrem o capital na Bolsa de Valores. O que significa é que, para o padrão da Bolsa, elas são empresas de baixa capitalização. Algumas podem até ser líderes dos seus segmentos, mas são setores relativamente pequenos ou de baixo faturamento.

Existem várias definições diferentes para determinar qual ação é ou não uma small cap, mas normalmente considera-se que os negócios com valor de mercado entre US$300 milhões e US$2 bilhões entrem nessa classificação.

A grande vantagem das small caps é que elas contam com enorme potencial de crescimento. Existem muitos casos de sucesso de companhias que eram small caps e, com o tempo, se valorizaram até se tornarem blue chips (que é o nome dado para as empresas com maior valor de mercado da Bolsa).

Outra vantagem das small caps é que elas tendem a ter papéis mais acessíveis. Não é uma regra, claro, mas as ações dessas companhias tendem a ser mais baratas que as blue chips.

Quais são os riscos dessas ações?

Apesar de suas vantagens, existem riscos em investir em ações small caps. Confira alguns a seguir!

Baixa liquidez

O principal risco desses papéis é a baixa liquidez deles. Como são títulos de empresas de pequeno porte, o número de negócios envolvendo essas ações é menor, especialmente em momentos em que o papel está em tendência de queda.

Por causa disso, pode ser difícil se livrar de uma posição comprada com small caps. Isso significaria ficar com ações se desvalorizando no seu portfólio, sem conseguir vendê-las no mercado.

Incertezas operacionais

Grande parte das empresas small caps trazem algumas incertezas para a Análise Fundamentalista. Como muitas dessas companhias são novas, é difícil prever quais serão seus resultados operacionais, se elas crescerão, se são confiáveis ou não.

Falta de cobertura de analistas

Para quem não tem tempo ou conhecimento para investir na Bolsa, contar com o apoio de analistas é fundamental. No entanto, enquanto eles direcionam a maior parte da sua atenção para grandes empresas, as small caps ficam relativamente negligenciadas.

Por causa disso, é difícil para o investidor iniciante saber em qual empresa investir ou encontrar boas oportunidades de crescimento.

Quais são as principais small caps na Bolsa?

Agora que já vimos o que são small caps, é hora de apresentar algumas das empresas desse tipo na nossa Bolsa de Valores. Você pode conferir a lista completa no site da B3, mas veja alguns exemplos a seguir:

  • Lojas Marisa;
  • Arezzo;
  • Azul;
  • Banco BMG;
  • Burger King Brasil;
  • Camil;
  • Cielo;
  • CVC Brasil;
  • Embraer;
  • Fleury;
  • Gol;
  • Locaweb;
  • Taesa.

Pronto! Agora que você sabe o que são small caps e entendeu as vantagens e riscos de investir nesse tipo de ações, já pode começar a planejar a sua carteira de investimentos para aplicar nesses papéis.

E se você precisar de ajuda para decidir onde aplicar o seu dinheiro da melhor forma possível para o seu perfil, assine agora mesmo a nossa newsletter. Assim, você receberá e-mails com indicações de investimentos na sua caixa de entrada!

Posts relacionados

Deixe um comentário