Entenda o que são minicontratos e por que adquirir!

3 minutos para ler

Você sabe o que são minicontratos? O mercado financeiro é repleto de conceitos que às vezes podem confundir a mente das pessoas que pretendem investir. No entanto, aprender sobre esses termos é muito simples e você pode utilizar esses conhecimentos para aplicar seu dinheiro.

Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre os minicontratos e as principais vantagens que esses ativos podem oferecer. Continue lendo!

O que são minicontratos?

Os minicontratos são extraídos dos futuros, sendo assim, é importante saber o que é isso antes de definir o conceito daqueles. Contratos futuros são aqueles em que os participantes (compradores e vendedores) trabalham com a expectativa sobre a cotação futura de um ativo. Assim, eles se resguardam de oscilações para especularem preços futuros.

Os minicontratos, portanto, são fragmentos do contrato futuro, também chamado de contrato cheio.

Quais são os tipos de minicontratos?

Existem vários tipos de minicontratos e todos eles acompanham o seu correspondente cheio. Além disso, eles também têm um código que os representa, seguido de uma letra que demonstra o mês de validade do mesmo.

Os minicontratos mais conhecidos são o Mini-índice Bovespa, representado pelo código WIN, e o Minidólar Futuro, representado pela sigla WDO.

Como eles funcionam?

A principal diferença entre os minicontratos e os futuros cheios está relacionada ao valor. Por exemplo, no contrato futuro do índice (IND), suponhamos que a cotação esteja em 75.000. Nesse caso, para movimentar esse ativo no mercado financeiro, é necessário um lote padrão de 5 contratos.

O volume financeiro futuro seria de 375.000,00. Pelo contrário, em se tratando dos minicontratos de índice, o valor é correspondente a 20% do valor do cheio. Além disso, é possível movimentar lotes com apenas um minicontrato. Nesse caso, seguindo as dicas deste exemplo, o volume financeiro a ser negociado é de R$ 15.000

Quais são as vantagens de investir em minicontratos?

Agora, mostraremos as principais vantagens de investir em minicontratos na Bolsa de Valores. Continue lendo!

Diversificação

A primeira vantagem é a diversificação. Investir em minicontratos tem valores bastante reduzidos, sendo assim, você pode alocar uma pequena parcela do seu capital de risco nesses ativos e investir em outros minicontratos ou títulos comercializados na B3.

Liquidez elevada

Além disso, como existe um número muito grande de investidores comprando e vendendo minicontratos todos os dias, a liquidez deles é muito elevada. Isso significa que as suas ordens de compra e venda são executadas rapidamente.

Flexibilidade

Por fim, os minicontratos são muito fáceis de serem comercializados. Apenas alguns cliques já são capazes de colocar um investidor nas operações, podendo fazer com que ele ganhe dinheiro em pouco tempo, dependendo do seu perfil, gerenciamento de riscos e, principalmente, objetivos.

Agora que você sabe o que são minicontratos, não perca mais tempo e comece a colocar esses ativos em sua carteira. Assim, obterá todos os benefícios que esses eles podem proporcionar. Não se esqueça, claro, de sempre respeitar os seus objetivos no processo de tomada de decisão.

Gostou deste artigo? Então, deixe um comentário logo abaixo e nos conte sobre a sua experiência no assunto, bem como, as principais dúvidas que tenha sobre ele.

Posts relacionados

Deixe um comentário