O que influencia a volatilidade no mercado de ações? Veja aqui!

4 minutos para ler

Saber o que influencia no mercado de ações é fundamental para ter sucesso em suas aplicações. Independentemente dos seus objetivos na Bolsa de Valores, é crucial conhecer esses fatores e se antecipar a eles para manter ou montar posições.

Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos quais são os principais elementos capazes de alterar preços de ações comercializadas na Bolsa de Valores. Acompanhe!

O que é a oscilação de preços nas ações?

Inicialmente, é importante entender que os preços dos ativos financeiros comercializados na Bolsa de Valores sempre sofrerão oscilações. A volatilidade é uma das principais características do mercado financeiro, logo, o investidor deve se acostumar a lidar com ela.

Para tanto, é necessário que você estude sobre o seu perfil de investidor e defina se esse mercado, de fato, é para você ou não. Os investidores mais conservadores podem optar por outras modalidades, como os ativos de renda fixa e alguns fundos de investimento.

O que influencia no mercado de ações?

Entendido que a movimentação de preços das ações sempre vai acontecer, mostraremos os motivos que influenciam essas alterações. Continue lendo!

Indicadores e demonstrativos financeiros da empresa

Indicadores e demonstrativos financeiros publicados pelas empresas podem impactar significativamente o preço das ações. Quando eles demonstram solidez e lucratividade, é possível que os papéis valorizem, dando oportunidade para a venda e obtenção de lucro.

Quando ocorre o oposto, os preços podem cair, favorecendo quem opera vendido ou gerando a oportunidade de novas entradas quando o preço atingir um fundo mais consolidado.

Indicadores econômicos

Alguns indicadores econômicos também podem impactar no preço das ações, especialmente, quando os elementos vinculados a essas publicações fazem parte da operação da empresa. Por exemplo, a Petrobrás (PETR4) pode sofrer certas influências em indicadores relacionados ao petróleo.

Questões políticas e sociais

Questões políticas — como a troca de governo — e sociais também podem gerar impacto significativo no preço das ações. Portanto, o investidor que atua nesse seguimento deve sempre estar atento a esses detalhes.

Mercado externo

Algumas notícias ou acontecimentos no mercado externo também pode influenciar o preço das ações de algumas empresas, especialmente, as que concentram grande parte do seu faturamento em exportação ou necessitam importar produtos e insumos para garantirem sua produção.

Notícias e acontecimentos

Por fim, notícias e acontecimentos também podem movimentar muito o mercado. Temos vários exemplos disso nos últimos anos. Em 2016, durante o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, várias oscilações ocorreram. Quando em 2018 o presidente da Petrobrás foi afastado, também ocorreram movimentações bruscas nos preços.

Em 2020, quando estourou a pandemia de coronavírus no Brasil, os investidores testemunharam um dos maiores derretimentos de preços de ações brasileiras. Enfim, existem vários tipos de notícias e acontecimentos que impactam significativamente o mercado.

Elas podem dar grandes oportunidades para adquirir ações de empresas sólidas por um bom preço ou podem levar muitas pessoas a perderem uma parte significativa do seu patrimônio. Tudo dependerá da forma em que o investidor estiver posicionado.

Por isso, é muito importante que você estude o que influencia no mercado de ações e sempre se mantenha atento a todas as notícias que impactam o segmento das empresas que você investe, buscando a antecipação de eventuais movimentos e protegendo o seu capital quando ocorrerem quedas bruscas nos preços.

Se você gostou dessas informações, siga nossos perfis nas redes sociais. Dessa forma, será avisado todas as vezes que um novo conteúdo for postado. Estamos no Instagram e no YouTube.

Posts relacionados

Deixe um comentário