Entenda o que é volatilidade e como impacta nos seus investimentos

4 minutos para ler

Você sabe o que é volatilidade do mercado? Muitas pessoas enxergam esse elemento como uma coisa ruim e até têm certos preconceitos de investir em ativos de renda variável por causa dela. Entretanto, essa é uma ideia completamente equivocada.

A volatilidade de mercado é um processo que está totalmente ligado com a rentabilidade do seu negócio e, em alguns tipos de investimento, ela pode ser até extremamente vantajosa.

Pensando na grande injustiça que existe sobre o tema, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos o conceito de volatilidade, como impacta o mercado e a forma de utilizar esse elemento em seu favor. Acompanhe!

O que é volatilidade?

A volatilidade é classificada como o que mede o risco de um ativo, tomando como base sua intensidade e frequência de oscilação de preços em determinado período de tempo. Ela é capaz de demonstrar o histórico de altos e baixos de um ativo, bem como a probabilidade que ele tem de cair ou de subir. Com base nessas flutuações, um investidor consegue identificar como estarão os seus preços no futuro.

No caso de um ativo ter preços muito voláteis, por exemplo, trata-se de um indicador claro de que a sua cotação oscila muito em relação às flutuações do mercado, o que, a princípio, tornaria a aquisição um pouco mais arriscada. A volatilidade pode ser:

  • histórica: observando as flutuações do ativo em determinados períodos do tempo;
  • implícita: sendo a projeção do que se tem como resultado das oscilações passadas;
  • real: a volatilidade que ocorre no tempo real.

Como ela impacta o mercado de opções?

No mercado de opções, a volatilidade é tida por meio da utilização do preço dos prêmios que são negociados no mercado e não pelos cálculos que utilizam o retorno médio do ativo. Ela indica qual é a estimativa que o mercado utiliza em relação a seus modelos.

Sendo assim, a volatilidade no mercado de opções utiliza um modelo chamado de Black-Scholes — que é um tipo de precificar esses ativos — para calcular o prêmio corrente do mercado, utilizando uma metodologia de cálculo inversa e encontrando a volatilidade estimada para o prêmio.

Como utilizar a volatilidade como uma estratégia?

Agora que você já sabe o que é volatilidade e como ela impacta o mercado de opções, mostraremos como utilizar isso de forma estratégia e proporcionar benefícios para suas aplicações. Algumas pessoas podem se perguntar: como há benefícios, se a volatilidade aumenta o risco de um investidor?

Essa pergunta é pertinente em uma estratégia de médio e longo prazo, em que você aguarda a valorização do ativo para, em seguida, vender ele a um preço superior ao de aquisição. Entretanto, existem algumas estratégias de curtíssimo tempo de duração, algumas abertas e encerradas em um mesmo dia, que podem proporcionar ganhos instantâneos para o investidor. Essas estratégias, por incrível que possa parecer, utilizam a volatilidade ao seu favor, aproveitando esse vai e vem do mercado para extrair dinheiro dele.

Agora que você sabe o que é volatilidade, também deve reconhecer que esse elemento é fundamental para equilibrar os preços do mercado, bem como suas próprias aplicações. Ela deve ser vista como uma oportunidade para que você encontre as melhores e mais lucrativas operações no mercado.

Gostou das informações? Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco. Estamos prontos para ouvir seus questionamentos e oferecer as melhores soluções.

Posts relacionados

3 thoughts on “Entenda o que é volatilidade e como impacta nos seus investimentos

Deixe um comentário