Ainda não sabe o que é swing trade? Veja mais aqui!

6 minutos para ler

Você sabe o que é Swing Trade? No mundo dos investimentos, você pode ter aplicações de renda fixa, ou seja, aquelas em que a rentabilidade já é conhecida no momento da aquisição do título, bem como as de renda variável.

Como o próprio nome sugere, esse tipo de aplicação não indica, ao certo, o quanto você pode ganhar com seus investimentos. O Swing Trade, portanto, é uma modalidade de renda variável muito interessante e que já possui milhares de adeptos pessoas físicas.

Quer saber um pouco mais sobre essa forma de operação no mercado financeiro? Então, confira a leitura que preparamos para você!

O que é Swing Trade?

O Swing Trade é uma forma de operar no mercado financeiro. Essa estratégia está no meio do caminho entre o médio e curto prazo. Existem aqueles que consideram metodologia é mais voltada ao médio prazo, entretanto, ela pode ser considerada de forma mais intensa como curto prazo.

Geralmente, as operações sempre duram mais de um dia, mas elas podem durar mais tempo, como uma semana, a depender da estratégia do investidor e do comportamento do ativo que ele escolheu para operar.

Qual a diferença entre essa modalidade para o Position ou Day Trade?

Existem diversas formas de operar no mercado financeiro além do Swing Trade. O que diferencia um tipo do outro é, principalmente, o prazo de duração das operações. Temos, portanto, o Position Trade.

Esse tipo de operação é considerado de longo prazo. Ele pode durar semanas ou, até mesmo, meses. As pessoas iniciantes no mundo de investimentos costumam confundir essa modalidade de operação com o Buy And Hold (comprar o título e mantê-lo), entretanto, essa última modalidade tem característica de ter prazos ainda maiores, podendo durar décadas.

Nesses casos, as pessoas entram nas operações para fazer o seu patrimônio crescer e, em alguns casos, receber os dividendos que ela gera, ou seja, a divisão dos lucros que a companhia obteve em determinado período. Essas informações são disponibilizadas para o investidor antes de efetuar a compra do título.

Além dessa estratégia, temos o Day Trade. Essa modalidade é a que possui o menor prazo entre todas as operações. O termo “day” significa dia, ou seja, ela pode ser definida como uma estratégia que começa e termina no mesmo dia.

Como identificar oportunidades no Swing Trade?

As oportunidades no Swing Trade podem ser aproveitadas tanto na alta quanto na queda do mercado. Sendo assim, esse tipo de estratégia independe de otimismo ou pessimismo, porém, existem muitos pontos que precisam ser avaliados antes de entrar em uma operação.

Especialmente devido ao fato de alguns mercados, como o de Dólar ou Índice futuro, serem extremamente alavancados. Isso pode fazer com que você ganhe muito dinheiro em uma operação, mas também pode fazer com que suas aplicações gerem prejuízos na mesma proporção.

Quais são os riscos dessa estratégia?

Todo tipo de estratégia existente no mercado financeiro demandará certos riscos, isso é inevitável. Entretanto, o Swing Trade, como tem um prazo de duração maior que o Day Trade, costuma ser menos arriscado.

Isso significa que, se o investidor analisar os fundamentos, dados gráficos e outras informações, ele pode obter bons ganhos com o Swing Trade com um nível de risco reduzido. Entretanto, podemos afirmar que esse tipo de investimento está mais adequado a um perfil moderado para arrojado.

Quais são as vantagens do Swing Trade?

Agora que você já entendeu o que é Swing Trade e as principais características desse tipo de operação, mostraremos as vantagens que ele pode proporcionar. Continue lendo!

Diversificação

Uma das principais vantagens do Swing Trade é a possibilidade de diversificação. Isso porque você pode entrar em operações com diversos ativos, seja no mercado à vista, futuros ou opções. O mais importante, entretanto, é que você avalie bem os fundamentos antes de entrar em uma posição, lembrando que existem riscos nesse tipo de operação.

A diversificação é o principal fator quando o assunto é redução de riscos — que discorreremos mais adiante neste artigo — , pois o investidor deve procurar obter rentabilidades diferentes de vários títulos do mercado financeiro.

A diversificação permite que você gere resultados com o mercado futuro, ações, opções, entre outros títulos. Ao fazer isso, o investidor tem acesso a várias rentabilidades, além de fragmentar seus riscos.

Minimização de riscos

Ao entrar em vários papéis ou títulos você também minimiza seus riscos, afinal, o seu dinheiro não estará alocado em apenas uma única operação. Ao distribuir seu capital em vários ativos, os riscos são consideravelmente reduzidos.

Por exemplo, suponhamos que você compre alguns lotes de ações de uma mesma empresa e ela venha a perder seu valor de mercado. Entretanto, imagine, ainda, que o capital alocado neste papel foi de 10% do total investido. Isso significa que, mesmo tendo ocorrido a perda, o seu capital não foi totalmente comprometido. Na verdade, apenas uma pequena parcela foi perdida, o que pode ter sido recuperado com outras aplicações que geraram lucro.

Com isso, você cria uma forma de proteger a sua carteira de investimento, evitando grandes prejuízos utilizando o Swing Trade.

Mais tempo para retorno

Outro ponto que merece destaque é o fato de você ter mais tempo para finalizar sua posição e ter retornos maiores. Suponhamos que você estude uma operação que tem grande potencial de lucro nos próximos dias. Isso somente poderia ser feito utilizando as estratégias do Swing Trade.

Isso porque, no Day Trade, seria necessário encerrar a posição no mesmo dia. No Position Trade, você deveria ficar muito tempo posicionado, o que poderia desqualificar toda a análise que você fez. Ao utilizar o Swing Trade, entretanto, sua estratégia pode ser montada para finalizar a operação no momento ideal, sempre de acordo com seus objetivos.

Agora que você sabe o que é Swing Trade, já tem mais uma opção para operar no mercado financeiro, ampliando sua área de atuação, melhorando sua rentabilidade e, principalmente, fragmentando os riscos.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades que postarmos a partir de agora, acompanhe nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Instagram, YouTube e Facebook.

Posts relacionados

Deixe um comentário