6 erros para evitar ao investir na Bolsa de Valores!

6 minutos para ler

Não é difícil encontrar pessoas que investiram na Bolsa de Valores e tiveram algum tipo de prejuízo e que, em seguida, saíram por aí dizendo que investir em renda variável é uma furada e que pode fazê-lo perder o seu dinheiro rapidamente.

Isso é uma verdade apenas para aqueles que cometem alguns erros. Na verdade, para esse grupo, o mercado financeiro pode ser realmente muito hostil. O que fazer, então? Simples, não cometer essas falhas.

Para tanto, continue a leitura deste conteúdo e veja quais são esses deslizes para evitar cada um deles. Confira!

1. Não ter um planejamento

Um dos erros das pessoas que investiram na Bolsa de Valores e perderam dinheiro é a ausência de um planejamento detalhado e eficiente. Os investidores de sucesso sabem planejar todos os detalhes de suas aplicações.

Eles determinam o quanto pretendem arriscar em uma operação, a quantidade de dinheiro que pode ser perdida e o quanto podem lucrar com ela. É claro, no entanto, que absolutamente nada no mercado financeiro é totalmente previsível.

Por mais que um investidor experiente seja capaz de fazer dezenas de análises sobre os eventuais movimentos, ainda existe a possibilidade de ele estar errado. Quando isso acontece, porém, ele não se abala, pois algumas perdas fazem parte do “jogo” e já estão devidamente controladas em seu planejamento de risco.

Já as pessoas que não adotam esse tipo de medida correm um sério risco de colocar todo o seu capital em ativos ruins com uma péssima relação entre risco e retorno e de perder uma grande parcela do seu patrimônio em poucos dias.

2. Não diversificar investimentos

Outro erro muito comum cometido por pessoas que estão iniciando na Bolsa de Valores é não diversificar as suas aplicações. Nesse caso, vale a pena destacar aquele velho ditado popular: “nunca coloque todos os seus ovos em uma única cesta”.

No mercado financeiro, isso funciona de forma semelhante. Quando você não diversifica, corre um sério risco de perder todo o seu capital, além de deixar escapar a oportunidade de experimentar rentabilidades diferenciadas.

3. Focar o Day Trade quando se é iniciante

O Day Trade é uma modalidade de operações na Bolsa de Valores em que o investidor entra e sai de uma operação no mesmo dia. Traduzindo para o português, o termo significa “dia de negociação”. Essa atividade é extremamente lucrativa para quem sabe operar na Bolsa de Valores.

No entanto, infelizmente, nos últimos anos, cresceu o número de pessoas oferecendo dinheiro fácil ou enriquecimento rápido utilizando o Day Trade como ferramenta. De fato, ele pode proporcionar ganhos, mas o problema é que, para chegar a esse nível, é necessário ter anos de estudos e de aprofundamento no mercado financeiro.

O que muitas pessoas fazem equivocadamente é acreditar que essa é a solução para toda a sua vida financeira e focar exclusivamente o Day Trade, esquecendo outras modalidades que devem ser aprendidas antes de chegar a esse nível, que já é considerado de médio para alto.

Uma coisa precisa ficar muito clara: não estamos afirmando que você não pode estudar Day Trade sendo um iniciante. O correto, portanto, é começar a conhecer esse mercado, porém não fazer nenhum tipo de aporte até ter plena certeza de como ele funciona e definir uma série de outros critérios essenciais para fazer as suas operações.

4. Acreditar que existe um “Santo Graal”

Juntamente ao marketing equivocado sobre ganhar dinheiro de um dia para o outro com o Day Trade, surgem também as estratégias conhecidas como o “Santo Graal”. Essas são aquelas ações ou outros ativos que certamente vão proporcionar ganhos para o investidor.

Se você já viu algum tipo de anúncio ou alguém afirmando que o ativo “X” ou “Y” é certeza de ganho na Bolsa de Valores, fuja o quanto antes. Não existe fórmula mágica ou “Santo Graal”. A única forma de ganhar dinheiro no mercado financeiro é estudando e acompanhando as suas nuances ao longo do tempo.

5. Mudar de estratégia com frequência

Algumas pessoas conhecem uma estratégia no mercado e começam a se desenvolver nela. Quando percebem que os resultados não acontecem imediatamente, já pulam para outras técnicas completamente diferentes. Esse é um erro muito comum entre pessoas que estão iniciando e se você o comete ou já o cometeu, pare agora mesmo.

A maioria das técnicas de operações no mercado financeiro é boa e funciona. O que muda, portanto, é a pessoa que está as aplicando. Em alguns casos, a análise gráfica pode ser mais interessante e fazer mais sentido para um grupo de pessoas mais visuais. Outras já preferem verificar o fluxo e acompanhar grandes investidores. Existem técnicas para cada perfil de investidor.

O que você deve fazer é escolher uma técnica e seguir com ela até dominar totalmente a estratégia. Quando conseguir absorver tudo que precisa, pode estudar mais sobre outras para agregar ainda mais conhecimento sobre o mercado financeiro.

6. Tentar fazer tudo sozinho

Por fim, outro erro muito comum cometido por pessoas que investiram na Bolsa de Valores e não tiveram sucesso em suas aplicações é tentar fazer ou aprender tudo sozinho. Acredite, até mesmo investidores profissionais que investem há muito tempo contam com assessores para avaliar determinados mercados que eles não dominam.

Atualmente, com tanta facilidade de integração e comunicação entre as pessoas, não faz o menor sentido você se enclausurar dentro de uma sala e tentar aprender toda a amplitude de conteúdo do mercado financeiro sozinho.

Existem profissionais altamente qualificados e experientes que podem, juntamente a você, traçar um caminho que o levará ao sucesso no mercado financeiro de forma mais rápida e menos dolorosa, protegendo o seu capital quanto aos erros cometidos ao longo dessa jornada.

Por fim, nós podemos concluir que as pessoas que investiram na Bolsa de Valores e não tiveram sucesso cometeram um ou vários desses erros. Se você tiver a sensibilidade para identificar cada um deles e eliminá-los o quanto antes, evitará o risco de ter prejuízos em seus investimentos em renda variável.

Agora, se você quiser saber mais sobre como investir com segurança e rentabilidade, entre em contato conosco. Mostraremos como é possível multiplicar o seu dinheiro na Bolsa de Valores.

Posts relacionados

Deixe um comentário