investimentos sustentáveis investimentos sustentáveis

Investimentos sustentáveis: confira quais estão disponíveis

3 minutos para ler

Nos últimos anos, as pessoas se conscientizaram da importância de cuidar do meio ambiente, assumindo responsabilidades sociais e atuando para o alcance desses objetivos. Afinal, vivemos em um planeta com recursos escassos que, inevitavelmente, se esgotarão algum dia. Além disso, em muitos lugares, a desigualdade social é enorme e causa sérios problemas.

Existem muitos tipos de investimentos nomercado, mas ainda se fala muito pouco sobre os investimentos sustentáveis. Você sabe o que são essas aplicações? Para explicar melhor sobre o assunto e dar dicas sobre as opções disponíveis, criamos este artigo. Leia e entenda como ganhar dinheiro investindo em empresas que contribuem para o futuro do mundo!

O que é são investimentos sustentáveis?

Embora o nome seja desconhecido para muitas pessoas, o investimento sustentável não é muito diferente doinvestimento tradicional. O intuito é o mesmo: obter bons lucros. No entanto, o que faz com que um investimento seja sustentável é a aplicação do dinheiro.

Organizações que se preocupam com a natureza e o meio ambiente e assumem responsabilidade social, são exemplos de empresas sustentáveis. Portanto, investir nesse tipo de negócio é um investimento sustentável.

Quais organizações oferecem esse tipo de investimento?

Como dissemos, toda empresa que investe na proteção ambiental e é socialmente responsável é um negócio sustentável. Para que você saiba, com certeza, quais empresas podem ser consideradas verdadeiramente sustentáveis, basta consultar o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. Com ele é possível descobrir quais instituições se adaptam ao meio ambiente global e às tendências sociais.

Contudo, também dá para fazer investimentos sustentáveis ​​fora daBolsa. Por exemplo, participar de ações voltadas para a conscientização ambiental e o desenvolvimento de empresas startups é uma boa forma de ajudar a melhorar o futuro do mundo e ainda ganhar dinheiro.

Como achar um investimento sustentável para investir?

Além de acompanhar o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, que mencionamos no tópico anterior, uma boa forma de saber se a sustentabilidade é aplicável é perguntando se os recursos estão destinados a ações que correspondem aos seus ideais. Por exemplo, quem é vegano não investe em empresas de alimentos que vendem carne, não é mesmo?

Além disso, lembre-se de se concentrar em aplicações que são capazes de se sustentar sozinhas. São ferramentas que permitem acumular patrimônio negociando ou reinvestindo o dinheiro e os ganhos obtidos. Em outras palavras, você aumenta seus ativos de forma equilibrada e segura. É um conceito diferente, mas nada o impede de promover a sustentabilidade.

Como você viu, os investimentos sustentáveis estão em crescimento e, para além da geração de lucros, todas as companhias devem ter como missão garantir um impacto positivo em seu ambiente operacional. Na verdade, as pessoas costumam pensar que as preocupações ambientais são apenas mais uma despesa para a empresa.

No entanto, ao se alinhar com os consumidores em práticas sustentáveis, as empresas podem colher mais benefícios — financeiramente, por meio de investimentos sustentáveis ​​cada vez mais elevados, e em termos de credibilidade e reputação, principalmente aos olhos de pessoas cada vez mais dedicadas e conscientes.

Gostou do artigo? Então compartilhe agora mesmo com os amigos em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário