Conheça essas 4 opções de investimentos para aposentadoria!

4 minutos para ler

Um dos principais objetivos de quem atua no mercado financeiro é fazer bons investimentos para aposentadoria. Afinal, para muitos, aplicar por conta própria é a melhor maneira de garantir uma boa qualidade de vida depois de parar de trabalhar.

Isso é verdade especialmente após a Reforma da Previdência, que estabeleceu um teto para a aposentadoria pelo INSS de, atualmente, R$6.101,06. Para quem deseja ter uma renda maior e mais tranquilidade na aposentadoria, portanto, é essencial saber quais são os melhores investimentos e começar a aplicar desde já

Quer saber como se planejar para a sua aposentadoria? Então siga a leitura que é sobre isso que vamos conversar hoje!

Existem opções de investimentos para aposentadoria na Renda Variável?

Normalmente, quando falamos de investimentos para aposentadoria, logo pensamos em aplicações de Renda Fixa.

De fato, pela maior segurança e pelo impacto dos juros compostos, esses títulos de investimento são muito indicados para quem planeja a sua renda no futuro. Inclusive, nós vamos indicar alguns a seguir.

No entanto, a Renda Variável é sim uma opção interessante para aumentar o patrimônio e conseguir uma aposentadoria mais tranquila.

Investir em ações ou em opções pode ser uma boa ideia para conseguir a sua aposentadoria quando deixamos de lado o Swing Trade e pensamos no longo prazo, especialmente buscando comprar papéis em momentos de baixa e segurando-os por anos.

Quais são as melhores opções de investimentos para aposentadoria?

Veja, a seguir, 4 sugestões de investimentos para garantir maior renda no futuro!

1. Ações e fundos de ações

A nossa primeira sugestão, claro, é o investimento em ações ou fundos de ações. É importante, no entanto, fazer uma análise completa antes de comprar os papéis ou as cotas do fundo.

Isso porque, quando pensamos em aposentadoria, o mais importante é garantir que sua carteira terá ações de empresas sólidas, com estratégias de longo prazo e que tenham mais chances de se valorizar no futuro.

Além disso, é bom ter ações de empresas que pagam bons dividendos. Assim, a renda recorrente gerada poderá incrementar seu plano de aposentadoria.

2. LCI e LCA

As LCIs e LCAs são excelentes alternativas dentre as opções de Renda Fixa para aposentadoria.

A rentabilidade delas pode ser Prefixada ou Pós-fixada atrelada ao CDI ou ao IPCA. Como estamos pensando em um aposentadoria em 20 ou 30 anos, a opção pós-fixada pode ser a melhor para se proteger das variações macroeconômicas.

Uma das coisas que fazem com que as LCIs e LCAs sejam vantajosas para a aposentadoria é que elas são isentas de Imposto de Renda, o que torna seu rendimento um pouco maior.

3. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um dos principais investimentos para aposentadoria e por uma razão bem simples: garantidos pelo Tesouro Nacional — praticamente não há aplicação mais segura do que esta.

Além disso, o Tesouro Nacional também conta com bastante variedade de títulos, o que é muito útil para planejar a sua aposentadoria.

Na fase de construção do patrimônio, o ideal é investir em um título do Tesouro Direto pós-fixado, provavelmente atrelado ao IPCA (especialmente em um cenário de queda da Selic).

Já na fase de aproveitamento dos recursos acumulados, o Tesouro Selic oferece uma opção com pagamento de juros semestrais. Isso garante que o seu dinheiro continua protegido, mas gerando renda para incrementar sua aposentadoria.

4. Fundos imobiliários

Uma das maneiras de se proteger e aumentar suas fontes de renda na aposentadoria é ao diversificar sua carteira de investimentos. Por isso, não poderíamos deixar de mencionar os fundos imobiliários como boas opções de aplicações para aposentadoria.

São especialmente úteis os chamados “fundos imobiliários de tijolos”, que são aqueles que têm shoppings e galpões industriais em seu portfólio e recebem aluguéis frequentes. Afinal, esses fundos são boas opções de renda recorrente.

Investindo nessas 4 opções sugeridas, você aumentará as suas chances de melhorar a sua qualidade de vida depois de aposentado, pois terá um patrimônio maior e conseguirá gerar mais renda por ele.

Gostou das nossas dicas de investimentos para aposentadoria? Quer receber mais conteúdos para aprender como investir melhor e atingir seus objetivos? Então assine agora mesmo a nossa newsletter gratuita!

Posts relacionados

Deixe um comentário