Você conhece o home breaker? Aprenda a utilizá-lo!

4 minutos para ler

A Bolsa de Valores, hoje, não é mais aquele ambiente em que havia inúmeros investidores gritando e negociando os seus ativos. Agora, é um local restrito e todas as compras e vendas são realizadas via internet, pelas plataformas de home broker. Desse modo, quem deseja começar a investir deve contratar uma corretora de investimentos, pois ela que fornecerá o sistema para operar.

No entanto, as funcionalidades mudam entre as corretoras e, além dos serviços obrigatórios, elas oferecem notícias econômicas, relatórios de análise de ações, gráficos e mais. Por isso, é importante escolher uma ferramenta que supra as suas necessidades para que o ajude nos seus investimentos, de tal forma que você consiga traçar as suas estratégias e tomar decisões mais precisas. Sendo assim, veja mais sobre o assunto no artigo a seguir.

O que é e como funciona o home broker?

O home broker é uma plataforma que conecta os investidores aos pregões eletrônicos das Bolsas de Valores. No início, era possível negociar somente ações, opções, ETFs, fundos imobiliários e outros. Com o seu aprimoramento, agora, o investidor pode realizar as transações dos itens citados, além do Tesouro Direto, do CDB, dos fundos de investimentos, de LCI e de LCA, de debêntures, de COEs etc.

Ele faz a ponte entre os ativos da Bolsa e os das corretoras de investimentos, com alguns cliques, enviando as ordens de compra e venda, monitorando a sua carteira de investimentos, fazendo cotações e outros serviços relevantes ao investidor.

Como é possível utilizá-lo?

Depois que você abriu uma conta na corretora de investimentos e está liberado para começar a investir, é preciso saber qual o seu perfil de investidor. Isso é importante para descobrir a sua tolerância ao risco, podendo ser: conservador, moderado ou arrojado.

Em seguida, pesquise sobre as ações em que pretende aplicar, avaliando as suas cotações por meio da análise técnica ou fundamentalista. Após, defina uma estratégia para seguir de maneira que obtenha lucros. Assim, vale usar o Day Trade, o Swing Trade ou o Position Trade. Opte pelo que considerou melhor e mantenha o seu plano. Caso seja um dos dois primeiros, determine o Stop Loss e o Stop Gain.

Nesse momento, adquira a ação escolhida clicando em “comprar”. Logo, aparecerá um boleto de aquisição para que você insira o código do investimento, a quantidade e o preço. Dessa forma, envie a sua ordem de compra. Quando o preço da ação alcançar o valor ofertado, a ordem de compra será executada.

Quais são os seus principais custos?

Os custos variam conforme o produto negociado, pois as Bolsas de Valores cobram uma corretagem a cada ordem executada. Elas são variáveis de acordo com o volume investido ou podem ser fixas, independentemente da quantidade.

Por exemplo, no Tesouro Direto, costumam ser cobradas a taxa de custódia de 0,25% ao ano e a taxa de custódia pelo home broker, que tem valores variáveis ou, até mesmo, isentos. Geralmente, para a renda fixa, não há esses custos.

Quais são os cuidados que se deve ter?

O home broker traz inúmeras facilidades para comprar e vender ações na Bolsa de Valores. Contudo, antes de aplicar o seu dinheiro, tome os seguintes cuidados para operar com segurança:

  • busque conhecimento e prática;
  • escolha uma corretora confiável com produtos e serviços de qualidade;
  • proteja os seus dados e tenha uma boa conexão de internet.

Como escolher o home broker?

Você precisará unir a reputação da corretora, os serviços e os custos oferecidos com a qualidade do home broker dela. Por isso, em suas avaliações, considere os critérios elencados abaixo para que não haja problemas. Portanto, busque um home broker que:

  • ofereça diferentes tipos de investimento;
  • cobre uma corretagem fixa para o investimento em ações;
  • isente a cobrança da taxa de custódia;
  • seja uma instituição financeira sólida;
  • tenha um gerente de contas exclusivo e qualificado para ajudá-lo em suas dúvidas;
  • disponha de uma plataforma de investimento que seja simples, fácil, rápida, estável e gratuita.

Então, agora que você conhece o básico do home broker, saiba que, ao operar com ele, terá vantagens quanto à rapidez, à segurança, à estabilidade nos investimentos e à geração de gráficos e de indicadores para o auxílio na tomada de decisões e muito mais.

Para entender sobre esse assunto e outros relacionados a investimentos e Bolsa de Valores, assine a nossa newsletter e fique bem informado.

Posts relacionados

Deixe um comentário