O que é Home Broker e como usá-lo?

4 minutos para ler

Durante anos, as negociações na Bolsa de Valores eram feitas, literalmente, na “base do grito”. A partir da primeira década dos anos 2000, esse método de negociação foi sendo lentamente substituído pelo silêncio das ferramentas tecnológicas e do famoso Home Broker.

Se você analisar vídeos da época do pregão viva voz e olhar imagens recentes do salão da B3, vai notar uma profunda diferença. Essa tecnologia, de fato, surgiu para agilizar as negociações, entretanto, o seu papel principal foi democratizar e facilitar o acesso aos investimentos mais lucrativos do país.

Neste artigo, mostraremos o conceito de Home Broker, as suas funcionalidades e as formas de utilização. Continue a leitura!

O que é o Home Broker?

O Home Broker é um sistema fornecido por corretoras e bancos de investimentos para que os seus clientes possam fazer negociações de compra e de venda de ativos comercializados na Bolsa de Valores.

Essa ferramenta funciona exclusivamente pela internet, portanto, é importante que o usuário tenha algum tipo de conexão para fazer as suas operações. Além das opções de compra e de venda, o investidor também tem algumas funções, tais como: pesquisa de ativos e livro de intenções de outros investidores.

Alguns Home Brokers podem disponibilizar outras funções adicionais, no entanto, isso vai depender muito da corretora ou do banco de investimentos no qual você tem uma conta.

Qual a diferença entre Home Broker e mesa de operações?

Com o Home Broker, o investidor tem a liberdade de aplicar o seu capital por conta própria. Na mesa de operações, isso ocorre de forma diferente. Ela é formada por operadores profissionais da própria corretora ou do banco. Essas pessoas são as responsáveis por emitirem as ordens dos clientes.

Existem aqueles que não se sentem à vontade para operar por conta própria. Nesse caso, eles terceirizam esse trabalho para uma assessoria que conta com profissionais qualificados para essa finalidade.

Quais são as vantagens do Home Broker?

Agora, mostraremos algumas das principais vantagens que podem ser obtidas com o Home Broker. Veja!

Agilidade nas operações

Um dos benefícios mais interessantes é a agilidade nas operações. Enviar uma ordem de compra e venda pode demorar apenas alguns segundos. Em alguns casos, o tempo de resposta é tão curto que sequer chega a um segundo.

Obviamente, a execução dessa ordem apregoada dependerá de outros investidores na ponta contrária que estejam interessados em consumir os ativos que você está querendo comprar ou vender.

Praticidade

Outro ponto importante é a praticidade. Atualmente, é possível acessar o Home Broker do seu próprio smartphone. Alguns aplicativos de bancos e corretoras também permitem ao investidor acompanhar o andamento de suas posições.

Segurança

O Home Broker também proporciona segurança ao usuário. Afinal, todas as operações são feitas no ambiente da plataforma e dificilmente existem possibilidades de desvio dos valores. Porém, é preciso ter cuidado na hora de baixar o app da ferramenta.

Prefira fazer o download pelo link da sua corretora ou do banco de investimentos e sempre verifique os seus dados e os de sua conta antes de fazer qualquer tipo de transação.

Custos reduzidos

Por fim, o Home Broker também reduz o custo de suas operações, tendo em vista que não exige a presença de um intermediário para executar as ordens. A única despesa, portanto, é com relação às taxas da B3 e da corretora, bem como com os tributos incidentes sobre os ganhos obtidos.

Nesse sentido, é essencial ter cuidado na hora de escolher a corretora ou o banco de investimentos que fornecerá o Home Broker. Afinal, essa instituição é quem determinará os custos dos seus investimentos, bem como a própria segurança de suas aplicações.

Portanto, tenha critérios muito bem definidos na hora de escolher essa instituição e não se deixe levar apenas pelo valor cobrado na corretagem, mas também pelo seu tempo de mercado e pela facilidade de uso da plataforma.

Como você pôde perceber, o Home Broker é uma ferramenta fundamental para quem pretende investir na Bolsa de Valores, garantindo todas as vantagens incríveis que mencionamos nos últimos tópicos.

Gostou dessas informações? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Dessa forma, mais pessoas terão acesso a este conteúdo. 

Posts relacionados

Deixe um comentário