gestão do tempo no trabalho gestão do tempo no trabalho

Gestão do tempo no trabalho: veja 5 estratégias para melhorá-la

3 minutos para ler

Para a maioria das pessoas, ser capaz de realizar tudo de que precisa em determinado período é uma tarefa difícil. Se isso acontece com você, é porque há problemas de gerenciamento de tempo.

Uma boa gestão do tempo no trabalho pode trazer benefícios para a vida profissional e para a pessoal, pois haverá mais tranquilidade para garantir um melhor desempenho das tarefas diárias e aumentar a eficiência. Pensando nisso, separamos, neste artigo, 5 estratégias para melhorar a sua gestão do tempo no trabalho. Tem interesse no assunto? Continue a leitura e confira!

1. Faça planejamentos diários e semanais

Se você ainda não sabe por onde começar, então, a dica é: inicie pela organização. É muito importante planejar tudo com antecedência, portanto, crie listas de tarefas eficientes. Coloque todas as atividades que você precisa fazer no dia seguinte — e durante a semana — no calendário. O objetivo é organizar todas as tarefas e os projetos pendentes para que seja viável tomar as melhores decisões no seu trabalho diário.

2. Defina as suas prioridades

Uma das coisas mais importantes na gestão do tempo no trabalho é que você saiba como priorizar os itens da lista de afazeres. Em outras palavras, diferencie o que é importante e o que é urgente ao montar a agenda.

As tarefas urgentes são aquelas que devem ser realizadas primeiro porque terão consequências se não forem executadas. Já as importantes são aquelas que devem ser realizadas, mas que, se você não puder concluí-las, poderá adiá-las para o dia seguinte. Não se esqueça de levar em consideração o tempo para finalizar cada uma.

3. Delegue algumas tarefas

Se você tem alguém ou uma equipe que pode ajudá-lo, por que fazer tudo sozinho? Assumir muitas tarefas, além de sobrecarregá-lo, também o impede de realizar as atividades com atenção e qualidade. Portanto, para começar a experimentar, tente delegar tarefas simples que outras pessoas possam executar por você.

4. Tente não se distrair

Em tempos de redes sociais, é muito difícil se concentrar em uma tarefa por muito tempo e ainda há, muitas vezes, o barulho da TV, do telefone e do espaço de trabalho, que vai atrapalhar o seu rendimento diário. Para evitar esses fatores de interferência, é recomendável se desconectar da Internet e desligar o telefone quando for preciso se concentrar. Seja disciplinado e preste atenção apenas na atividade em questão.

5. Use a tecnologia para otimizar a gestão do tempo no trabalho

Hoje, a tecnologia se tornou uma excelente aliada de qualquer tipo de profissional. Há uma variedade de softwares e aplicativos que podem ajudá-lo a melhorar o gerenciamento do tempo. Uma agenda on-line simples, por exemplo, pode simplificar o seu trabalho diário e organizar tarefas para otimizar o seu tempo.

Como você viu, neste artigo, indicamos algumas estratégias para melhorar a gestão do tempo no trabalho, mas é importante ressaltar que cada um deve encontrar a sua maneira de administrar melhor o tempo. Uma coisa, porém, é certa: ter foco, dedicação e empenho é essencial nessa jornada.

Gostou do conteúdo? Quer conferir outros materiais do blog? Então, aproveite para saber um pouco mais sobre carteira de investimentos!

Posts relacionados

Deixe um comentário