Entenda a importância da diversificação da carteira de investimentos!

4 minutos para ler

No que tange a aplicações financeiras, unir rentabilidade e segurança pode soar como algo irreconciliável a princípio, mas não é bem assim. Aliás, é nesse contexto que surge o conceito de diversificação da carteira de investimentos.

Na prática, a carteira de investimentos é conjunto de ativos financeiros em que a pessoa física ou jurídica aplica o seu dinheiro. Também chamada de portfólio ou cesta, a sua composição considera tanto ativos de renda fixa quanto de renda variável.

Neste post, vamos mostrar por que a diversificação dos investimentos é tão importante e falar um pouco sobre os perfis de investidores. Acompanhe!

Os benefícios da diversificação da carteira de investimentos

A diversificação é feita de forma estratégica, respeitando o perfil do investidor, e precisa ser revista periodicamente para que se saiba se os resultados ainda são os mesmos.

Nesse sentido, a diversificação é mais do que simplesmente fazer vários investimentos financeiros — é preciso, de fato, investir em diferentes ativos. Afinal, aplicar em várias instituições financeiras não é sinal de diversificação.

Agora precisamos conhecer alguns aspectos dessa prática. Continue a leitura e entenda a importância dela!

Redução de riscos

Sempre que uma notícia abala a política, é comum vermos o reflexo na bolsa de valores. Assim também acontece quando algum país passa por um período de instabilidade econômica ou quando alguma empresa é impactada por algum fato interno expressivo e vê seus papéis sofrerem forte variação.

Para fugir dessas oscilações e proteger o seu patrimônio, é altamente recomendado não aplicar todo o dinheiro em um único investimento. Do contrário, em caso de queda no valor das aplicações, haverá perda de tudo o que foi investido.

Por isso, a diversificação de carteira é tão importante. Trata-se de uma medida protetiva, porque, caso algum ativo entre em declínio, os efeitos negativos serão minimizados pela presença de outros mais estáveis, protegendo o seu patrimônio.

Aumento da rentabilidade

Essa também é uma forma de garantir rentabilidade, mesmo para quem possui um perfil mais conservador. Afinal de contas, se parte do valor investido for alocado em ativos de maior estabilidade, a outra parte pode ser realocada em renda variável para obter ganhos diferenciados no longo prazo.

Viabilização da liquidez

Aplicações diferentes possuem vencimentos diferentes. O investidor pode escolher ativos com vencimentos mais longos para conseguir ganhos mais consistentes no longo prazo, ao mesmo tempo em que pode alocar recursos em ativos com vencimentos em prazos mais curtos.

Isso viabiliza a liquidez em situações de emergência. Afinal, sempre existe a possibilidade de surgimento de imprevistos.

Equilíbrio nos investimentos

Uma vez que todos os recursos são colocados em variados investimentos, as aplicações se tornam equilibradas. Nesse sentido, rentabilidade e segurança podem ser vistos de forma unificada, trazendo mais segurança e confiança para o investidor.

Os perfis do investidor

Como foi falado no início do artigo, a composição da carteira é feita levando-se em consideração o perfil do investidor. Além desse fato, consideram-se também os objetivos da aplicação.

Em relação aos perfis de investidores, existem três tipos em que eles podem se enquadrar. São eles:

  • conservador: tem maiores dificuldades em aceitar riscos e anseia por maior liquidez dos ativos;
  • moderado: aceita correr um risco maior para obter retorno no médio prazo e não preza tanto pela alta liquidez;
  • arrojado: esse perfil aceita correr riscos para conquistar um bom retorno a longo prazo e não aspira tanto por liquidez em curto e médio prazo;

Definidos os objetivos e o seu perfil de investidor, você está pronto para planejar a diversificação da carteira de investimentos. Afinal, você quer ter liberdade e segurança para aplicar o seu dinheiro como quiser.

Quer saber mais sobre aplicações? Antes de sair, assine a nossa newsletter e fique por dentro do universo de investimento em ações. Até mais!

Posts relacionados

Um comentário em “Entenda a importância da diversificação da carteira de investimentos!

Deixe um comentário