Como ser trader? Confira os principais passos!

6 minutos para ler

Está pensando em mudar de profissão? O mercado financeiro está chamando sua atenção, porém não sabe como ser trader? Fique tranquilo que neste post você conhecerá os principais passos para se tornar um.

Esse profissional da Bolsa de Valores pode trabalhar para si mesmo ou para uma instituição financeira, como também, trabalhar em casa ou de qualquer lugar no mundo. Contudo, não é fácil ser trader — é necessário estudar e praticar muito para fazer as operações dos ativos.

Sendo assim, comece a aprender a partir de agora, lendo o post abaixo. Vamos lá?

O que é trade e do que se trata essa modalidade de operação?

A palavra trade significa, em português, comércio e negócio. O mesmo acontece com trading, que remete aos processos de negociação no mercado, como a compra e venda, que pode ser de ações, títulos, moedas, commodities etc.

Seu objetivo é a valorização do capital, bem como, aumentar a renda a longo prazo. O trading também é um investimento, pois você adquire uma ação devido a uma determinada situação. Depois, aguarda a valorização do ativo para obter um ganho.

Geralmente, investe-se em ações que tem maior estabilidade para que tenha mais rentabilidade a longo prazo, assim o seu lucro virá dos juros e dos dividendos. Já no trading, além de ter um risco controlado com a alavancagem, consegue-se alta liquidez, principalmente no day trade, que são negociações rápidas, oportunidade de operar por 24 horas e diversificação de investimentos.

Com essas vantagens, obterá um maior retorno financeiro, sobretudo no trading automatizado, que dá mais chances em comparação aos investimentos tradicionais.

O que é um trader e como ele trabalha?

Antes de saber como ser trader, é importante conhecer mais sobre a profissão. O trader ganha dinheiro atuando no mercado de renda variável. Ele não é apenas um investidor. Sua ação está ligada às negociações de curto prazo no day trade. Essa é uma operação de compra e venda de ativos que duram menos de um dia. Também age no swing trade, em que as transações são de dois a dez dias e, ainda, no position trade, que negocia a partir de duas semanas.

O trader aproveita a volatilidade no mercado, ou seja, o sobe e desce das ações, minicontratos, contratos e outros ativos que são comercializados na Bolsa de Valores. Com isso, faz especulação para precificar o mercado e dar movimento.

Quais são as características básicas de um trader de sucesso?

Independentemente da idade ou sexo, qualquer pessoa pode ser um trader, inclusive se tem ou não dinheiro. Entretanto, para isso, existem algumas condições. Se você se interessa pela profissão e quer saber como ser trader, confira algumas características básicas para ter sucesso no mercado.

Possuir boa educação financeira

O trader precisa ter controle financeiro pessoal para planejar seu orçamento e ter uma reserva financeira. Diante disso, terá possibilidade de aproveitar as oportunidades e não entrará em dívidas. Outro detalhe indispensável é o conhecimento no mercado financeiro para fazer boas negociações e o acompanhamento dos fatores que influenciam no movimento da Bolsa.

Buscar desenvolver a inteligência emocional

Controle emocional é a palavra-chave para quem deseja trabalhar com a Bolsa ou mercados futuros. Desta forma, é essencial desenvolver a inteligência emocional da seguinte maneira:

  • observando e analisando seu próprio comportamento;
  • dominando suas emoções;
  • aprendendo a trabalhar os sentimentos negativos;
  • aumentando a sua autoconfiança;
  • lidando com a pressão;
  • formulando uma “resposta” em vez de “reagir”;
  • conhecendo os seus limites.

Evitar a impulsividade

Não se pode deixar a euforia e nem o medo tomar conta no momento em que estiver operando, para que isso não afete a estratégia traçada. Desta maneira, evitará problemas para os resultados de suas transações.

Tudo isso é importante porque você não pode prever a movimentação do mercado com exatidão. Então, deverá estar preparado para todo tipo de cenário, para que não entre em pânico e tome decisões erradas. Todo trader bem-sucedido sabe como agir quando o mercado não está favorável a ele.

Esta regra é básica. Assim, a sua negociação refletirá a sua personalidade, visto que seu comportamento deve ser focado em atingir metas com estratégias próprias. Concentre-se, veja quanto pode arriscar e vá praticando.

Como ser trader?

Como dito anteriormente, o trader deve estudar muito para estar preparado. Além disso, são exigidos outros requisitos. Confira!

Tenha uma estratégia

Esqueça o “achismo” e a “intuição” se segui-los vai fazer com que se perca dinheiro. Portanto, o trader precisa conhecer e entender os gráficos e padrões das metodologias de trading. Eles servem para dar a direção de entrada e saída das operações.

Estude a metodologia trade

Busque saber quais são os pré-requisitos do mercado para começar a operar. Estude os tipos de metodologia, as regras, configurações do mercado e preços das ações. Depois, trace um planejamento para iniciar as negociações. Caso a metodologia escolhida não esteja dando muito certo, avalie se ela funciona em mais da metade dos pregões. Se sim, continue com ela. Não fique mudando, isso pode prejudicar os seus resultados.

Acompanhe as notícias diárias

Se você quer saber como ser trader, saiba que um passo importante é se manter atualizado. Leia jornais econômicos, blogs especializados e se informe o quanto puder todos os dias para que possa prever oportunidades. Desse modo, suas operações ficarão mais transparentes e objetivas, evitando, inclusive, surpresas ruins quando for investir.

Seja disciplinado

A disciplina é primordial diariamente em todas as negociações que fizer, assim o mercado o recompensará. Contudo, esse requisito não é para nove em cada dez negócios que investir, mas sim, para todos. É como dizer que parou de fumar, mas de vez em quando roubar um cigarro. Você precisa conseguir ter 100% do seu tempo para isso e seguir a estratégia criada.

Reduza a quantidade a ser negociada

Os traders que são bons seguem essa regra. Então, por que ficar perdendo lotes de ações, se pode poupar dinheiro reduzindo a sua negociação? Caso esteja perdendo dois lotes, diminua para um. Se as duas próximas negociações forem melhores, volte para o lote original.

Aprendeu como ser trader? Assim como em outras profissões, é fundamental buscar capacitação para obter sucesso. Por isso, recomendamos que conheça e assine os cursos do Leo Dutra.

Ficou interessado? Entre em contato para saber mais sobre o tema e o que tem para aprender!

Posts relacionados

Deixe um comentário