como ser mais produtivo no trabalho como ser mais produtivo no trabalho

Quer saber como ser mais produtivo no trabalho? Veja aqui!

3 minutos para ler

À medida que o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo, aumenta também a concorrência pela conquista de vagas. Com todas as distrações ao nosso redor, é um desafio manter o foco, mas isso pode ter um impacto significativo nos resultados de entrega e no desempenho profissional.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para você entender como ser mais produtivo no trabalho. Quer conferir? Continue a leitura!

Organize os seus afazeres

Especialmente se você precisa realizar muitas coisas em sua vida diária, é muito importante registrar essas tarefas. No início de cada mês, tente obter uma visão geral das atividades e marque o que você precisa fazer. Quando a semana começar, anote quais serão realizadas primeiro.

Para tornar a sua organização mais eficiente e aumentar a produtividade, é importante separar os afazeres de acordo com cada prioridade. Dessa forma, você saberá exatamente por onde começar e poderá ver claramente quais áreas exigem mais atenção ou mais esforço.

Faça uma atividade por vez

Muitas pessoas se orgulham de executar milhões de tarefas simultaneamente. Mas observe que, na maioria das vezes, elas não conseguem manter entregas de alta qualidade em seu trabalho e a sua produtividade ainda está muito abaixo de seu desempenho.

Como o nosso cérebro leva muito tempo para se concentrar totalmente em uma tarefa, se você continuar mudando as prioridades e tentando fazer coisas diferentes, pode levar mais tempo para entregar o que é preciso. Portanto, preste atenção ao que você escreveu na lista e concentre-se em um item de cada vez de acordo com a prioridade definida.

Realize pequenas pausas

Existe quem pense que ser produtivo é trabalhar o dia todo sem interrupções, mas isso é apenas um mito. Nosso cérebro tem um limite de tempo durante o qual pode permanecer focado em uma tarefa (cerca de 50 minutos).

Depois, ele precisa de um breve descanso para recuperar a produtividade. Ficar na frente do computador o dia todo pode até fazer uma pessoa parecer trabalhar muito, mas a verdade é que, se ela fizer uma pequena pausa, o resultado pode ser muito melhor.

Tenha uma rotina saudável

A manutenção de bons hábitos alimentares, um sono adequado, a prática de exercícios e o alto consumo de água são ações que, certamente, ajudarão você a aumentar a produtividade. Ter uma rotina saudável o deixará mais disposto a enfrentar o dia a dia e impedirá que você adoeça, o que, naturalmente, pode afetar a sua produtividade.

Foque os seus objetivos

Trabalhar sem rumo ou sem saber o impacto final das ações realizadas é um grande risco para a sua produtividade. Afinal, se você não tem noção do seu trabalho ou apenas o vê como mais um processo, as chances de sucumbir à procrastinação são muito altas.

Portanto, sempre que você fizer algo, deverá entender a tarefa do início ao fim e saber quais fatores facilitam a realização dela. Dessa forma, você poderá se manter motivado e trabalhar com mais eficiência.

Viu como dicas simples sobre como ser mais produtivo no trabalho podem ajudar bastante? Por fim, lembre-se sempre de que os profissionais mais produtivos têm mais oportunidades de se destacar nas empresas e de alcançar melhores cargos.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo para ficar sempre por dentro das novidades e das publicações do blog!

Posts relacionados

Deixe um comentário