5 aplicativos para investidores otimizarem os seus investimentos

6 minutos para ler

A tecnologia revolucionou a forma como os investidores analisam e investem no mercado financeiro. Nos dias de hoje, é possível fazer operações de altíssimo nível de complexidade utilizando um simples smartphone conectado à internet.

Entretanto, para fazer isso, é necessário contar com alguns aplicativos específicos que foram criados para atender às demandas e às necessidades do investidor. Pensando na importância do assunto, nós resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos os principais aplicativos para investidores que objetivam otimizar o seu dia a dia. Saiba quais são!

Os 5 principais aplicativos para investidores

1. Benzinga

Quem lida com investimentos sabe que é fundamental estar antenado às mudanças recorrentes do cenário econômico nacional e mundial. Não há forma melhor de fazer isso do que utilizando os dispositivos móveis.

Foi pensando nisso que a plataforma da Apple, App Store, desenvolveu o aplicativo Benzinga. Basicamente, é um sistema que se conecta às redes sociais e possibilita o compartilhamento de ideias, conteúdos e notícias do mercado. Com isso, é possível ser informado em tempo real quando ocorre alguma situação que abala o mercado internacional e nacional. Esse aplicativo dispõe de uma versão gratuita e de outras que são pagas mediante uma assinatura mensal.

2. Bloomberg

O Bloomberg é uma plataforma de notícias e de informações de âmbito global e que tem foco principal em dados que impactam o universo dos investimentos. É um aplicativo que funciona durante 24 horas e proporciona dados precisos sobre ações, moedas, commodities e futuros.

Além disso, o investidor pode personalizar o app de acordo com as suas necessidades, fazendo com que ele compartilhe apenas notícias que podem impactar o seu portfólio. Para que possam ser agregadas ainda mais funcionalidades ao aplicativo, o usuário pode assistir a uma espécie de canal de televisão de finanças da plataforma, o Bloomberg Television Live.

Inclusive, ele é considerado um dos maiores canais de finanças e investimentos do mundo e o melhor é que não é preciso pagar absolutamente nada para ter acesso a ele, exceto fazer a contratação da plataforma, que não dispõe de versões gratuitas.

3. TradeMap

Outra plataforma muito interessante é a TradeMap. Há quem diga que esse é um aplicativo que todo investidor tem a obrigação de instalar em seu smartphone. A sua função é observar os ativos financeiros que os fundos de investimento estão movimentando.

Mesmo que você não invista nessa modalidade, por meio do aplicativo, é possível verificar os aportes de grandes players do mercado, agregando mais elementos à sua análise e facilitando eventuais entradas ou saídas de operações.

4. iBillionaire

Que tal seguir os passos de grandes investidores do mundo, como Warren Buffet? Isso é possível utilizando o aplicativo iBillionaire. A funcionalidade principal da ferramenta é gerar atualizações sobre notícias e artigos publicados em jornais americanos, como o famoso The New York Times.

Além disso, é possível ser informado sobre postagens de grandes gurus do mercado financeiro nas redes sociais. A pergunta que alguns poderiam fazer é a seguinte: “Para que saber notícias do mercado americano se atualmente invisto apenas no Brasil?”. No entanto, as Bolsas de Valores dos Estados Unidos podem impactar o mercado brasileiro, portanto, ficar de olho no que acontece lá fora pode ser um grande diferencial de antecipação de movimentos que ocorrerão no país.

Além disso, o iBillionaire também tem algumas funcionalidades extras, tais como a atualização do seu portfólio a cada 3 meses, de modo a atingir os seus objetivos de se tornar um investidor bem-sucedido. Tudo isso pode ser instalado em seu dispositivo gratuitamente e está disponível para as plataformas Android e iOS.

5. Investing

Por fim, temos o Investing. Se você é um investidor, sabe que é fundamental estar atento aos dados e às informações sobre os ativos que opera e sobre o mercado como um todo. O Investing é uma das plataformas mais completas do mercado e oferece cotação para centenas de ativos negociados na Bolsa de Valores. Além disso, o usuário também tem a oportunidade de configurar o aplicativo de acordo com os dados que são relevantes para a sua análise.

Ademais, o sistema também fornece um calendário econômico e recebe notícias em tempo real. Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de visualizar gráficos de diversas formas. O aplicativo entrega diagnósticos dos principais especialistas do setor financeiro sobre a situação de determinados ativos do mercado.

As principais vantagens dos aplicativos para investidores

Agora que você conhece os principais aplicativos para investidores, mostraremos as vantagens que eles podem proporcionar. Continue lendo!

Acessibilidade

A primeira delas é a acessibilidade. Como eles podem ser instalados em smartphones e acessados por meio de uma conexão WiFi ou 3G e 4G, as opções de acesso são ilimitadas. Ou seja, em qualquer lugar do mundo em que você estiver e que disponha de um simples acesso à internet, será possível aproveitar todas as funcionalidades da plataforma.

Acompanhamento de tendências

Outro benefício muito interessante é o acompanhamento de tendências. Com esses aplicativos, você pode abrir gráficos e grades de cotação e consultar os preços dos ativos. Além disso, alguns podem fornecer notícias urgentes sobre acontecimentos no país e no mundo, colocando você ciente da situação de forma imediata.

Para tanto, você pode, inclusive, habilitar notificações dentro do aplicativo. Dessa forma, caso ocorra algum movimento ou uma notícia incomum no mercado, o sistema envia um alerta para o seu smartphone para que você possa tomar as decisões cabíveis.

Execução de ordens

Muitas corretoras, bancos e até mesmo algumas plataformas de investimento oferecem aplicativos exclusivos para os seus clientes. Com essas ferramentas, é possível entrar em sua conta e executar uma ordem de compra ou venda em determinado ativo.

Em alguns casos, ainda é possível fazer algumas análises do mercado, pois essas ferramentas permitem a abertura de gráficos e a inclusão de determinados indicadores. Entretanto, é preciso ter cuidado com isso, pois nem todo tipo de verificação é possível de ser feita apenas olhando a tela pequena de um smartphone.

Por fim, podemos concluir que os aplicativos para investidores são excelentes ferramentas que estão à disposição das pessoas, facilitando muito o dia a dia e o aproveitamento de movimentos eventuais que podem acontecer em momentos em que você não esteja na frente do seu computador com a plataforma aberta.

Se você gostou das dicas deste artigo, que tal dividi-las com outras pessoas que têm interesse no assunto? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento.

Posts relacionados

Deixe um comentário