7 aplicativos para investidores que querem começar com o pé direito!

6 minutos para ler

A tecnologia mudou severamente a forma como os investimentos são feitos na Bolsa de Valores. O que antes era realizado “na base do grito” passou a acontecer por meio do silêncio e da tranquilidade dos computadores. Diante desse cenário, apareceram os aplicativos para investidores.

Essas ferramentas são capazes de auxiliar muito o dia a dia de um investidor, não somente quanto às compras e às vendas de ativos em si, mas também em relação a todo o seu planejamento e às ações realizadas antes das aplicações, com notícias etc.

Neste conteúdo, mostraremos uma lista com os melhores aplicativos para investidores. Confira e fique por dentro!

1. Bloomberg

O Bloomberg, sem dúvidas, é uma referência no mercado financeiro quando o assunto envolve o monitoramento de notícias sobre ações, finanças e outros tópicos que podem interferir nos preços dos ativos comercializados no mundo. O app pode ser baixado em smartphones ou tablets com os sistemas operacionais Android ou iOS.

Além de informações sobre os mercados tradicionais das Bolsas de Valores mundiais, o app também fornece dados de outros mercados internacionais, como o de Bitcoin, de commodities, entre outros. O mais interessante é que ele pode ser personalizado de acordo com as necessidades do usuário.

Imagine, por exemplo, que você precisa monitorar um portfólio de ações da B3. Dessa forma, é possível selecionar esses ativos e receber alertas sobre posições globais exclusivamente desses papéis, além de informações financeiras sobre as companhias.

2. Calculadora do Cidadão

A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil e serve para simular a remuneração da poupança e de outros investimentos que são atrelados ao IPCA — indicador que mede a inflação no país — ao SELIC e ao CDI.

O sistema é realmente muito simples de ser utilizado. Para tanto, basta que o usuário selecione o indicador e insira as datas inicial e final, bem como o valor que deve ser corrigido. Toda a parte de cálculo e de apresentação de resultados é feita de forma automática pelo aplicativo.

Essa plataforma também está disponível para os dispositivos móveis que têm os sistemas operacionais Android e iOS.

3. Yahoo Finance

O Yahoo Finance é um portal de notícias muito famoso sobre o mercado financeiro. Ele é reconhecido por muitos investidores experientes que costumam utilizá-lo com muita frequência. Graças a esse sucesso, a empresa lançou um aplicativo que recebeu o mesmo nome e que pode ser instalado nos smartphones com sistemas iOS e Android.

Assim como já acontece com o Bloomberg, o Yahoo Finance pode servir para o acompanhamento de notícias e de gráficos de cotações e para outras funcionalidades essenciais aos investidores. Além disso, ele também conta com as chamadas notificações de push, o que permite ao usuário acompanhar os principais ativos em que ele investe.

4. Investing

Outro exemplo dentre os aplicativos para investidores é o Investing. Com ele, é possível seguir os principais eventos econômicos do mundo em tempo real, além de acompanhar as Bolsas de Valores ao redor do mundo.

O usuário do Investing também pode utilizar o app para seguir índices e ativos do mercado, tais como:

  • títulos públicos;
  • commodities;
  • taxas de câmbio;
  • mercado futuro;
  • opções;
  • taxas de juros em outros países.

Ele também oferece uma cobertura especial de notícias que acontecem nas principais economias do mundo. Outra função muito interessante é a possibilidade de acessar alguns calendários, como o econômico, o de ganhos e o resumo técnico, além do conversor de moeda, das cotações do mercado e de alguns gráficos avançados.

Assim como os demais aplicativos mencionados, o Investing pode ser encontrado na loja de apps do iOS e do Android.

5. Mobills Controle Financeiro

O Mobills não é um app exclusivo do mercado financeiro, mas, sim, um aplicativo de controle de finanças pessoais. Afinal, você também precisará dessa funcionalidade para gerenciar os ganhos obtidos em suas aplicações.

As ferramentas disponíveis no Mobills permitem que o usuário controle todas as suas finanças em um único lugar, garantindo uma visão mais ampla de sua vida financeira. Ele disponibiliza diversas ferramentas, como:

  • categorização de despesas e receitas;
  • sincronização de dados, tanto online quanto offline;
  • importação de notificações de alguns bancos;
  • gerenciamento de cartões de crédito e débito;
  • relatórios e gráficos, entre outras funções.

Um recurso interessante desse aplicativo é que ele permite ao usuário criar metas de poupança para atingir objetivos. Para quem investe, essa é uma ótima solução para controlar o acúmulo de valores para serem utilizados em determinados ativos. O app pode ser encontrado em versões para iOS e Android.

6. GuiaBolso

O GuiaBolso também é um aplicativo de controle das finanças pessoais disponível para Android e iOS, no entanto, ele pode ser utilizado por investidores. Assim como o Mobills, ele atua de forma integrada com várias instituições bancárias.

Uma vantagem interessante desse app é que o usuário pode consultar eventuais pendências ou restrições de crédito que existem em seu CPF. Ele também disponibiliza alguns gráficos para que você possa verificar e acompanhar a sua evolução financeira ao longo do tempo.

Além disso, ele tem algumas funções de categorização de dados, o que facilita muito a análise essencial que determina em quais gastos estão sendo empregados os seus recursos a cada mês.

7. Aplicativos das corretoras e plataformas de investimentos

Por fim, os bancos e as corretoras também oferecem as suas próprias ferramentas para investidores. São aplicativos em que você pode fazer a gestão das suas aplicações, acompanhar determinados ativos e, até mesmo, executar operações mais simples. Alguns apps, inclusive, têm algumas notícias para você analisar ao longo do dia.

Além disso, algumas poucas plataformas de investimento também têm o seu próprio aplicativo. Nele, é possível acessar algumas funções interessantes, como a visualização de gráficos, de indicadores, de livros de ofertas, entre outras.

Também é possível fazer algumas operações simples, entretanto, é importante ter em mente que nenhum aplicativo de plataforma de investimento terá a mesma quantidade de funcionalidades que existe na versão para desktop. Isso significa que análises muito apuradas precisam ser feitas no computador. Assim, você terá uma maior gama de ferramentas para utilizar dentro da própria plataforma.

Por fim, podemos concluir que os aplicativos para investidores proporcionam muita facilidade, colocando-os em conexão total com os seus investimentos. Além disso, eles o permitem levar todas as informações necessárias para fazer as aplicações dentro do seu próprio bolso, graças aos smartphones e à tecnologia presente neles.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, mais pessoas terão acesso a esse conhecimento tão importante para os investidores.

Posts relacionados

Deixe um comentário