agenda de resultados agenda de resultados

Agenda de resultados: como impacta os seus investimentos?

4 minutos para ler

A entrada no mercado financeiro faz com que os investidores precisem se atentar a diversos fatores e eventos, para ter embasamento na definição sobre suas compras de ações. Entre esses está a agenda de resultados das empresas.

Essa divulgação é extremamente importante, podendo impactar diretamente no preço das ações e na escolha de manter ou não um ativo na carteira.

Se você ainda não tem conhecimento sobre o assunto ou precisa saber mais, neste artigo iremos te explicar! Confira abaixo tudo sobre a agenda de resultados e como ela pode influenciar em sua estratégia de investimentos.

O que é agenda de resultados e quando ela é divulgada

A agenda de resultados é o momento em que as empresas listadas na bolsa de valores divulgam os seus balanços financeiros. Esses resultados são exibidos por meio de relatórios e possuem diversos dados contábeis das empresas, como ativos, passivos, lucros, dívidas, receitas e outras métricas.

Eles são divulgados quatro vezes ao ano, contemplando sempre os números e resultados do trimestre anterior. As datas de divulgação são diferentes para cada companhia e definidos previamente. Para saber com antecedência, você pode se cadastrar para receber os e-mails na central de Relações com Investidores (RI) das empresas ou consultar no site da B3

Como a divulgação dos resultados impacta em seus investimentos

A divulgação dos resultados pode influenciar os investimentos de maneiras diversas e servem de embasamento para os investidores tomarem decisões, como comprar, vender ou manter um ativo.

Confira alguns fatores que podem ser impactados por essa agenda e decisões que podem ser tomadas após as divulgações.

Preço das ações

Dependendo de como os resultados forem recebidos, eles podem impactar navolatilidade do preço dasações. Porém, tenha cuidado ao analisar. Não é uma regra geral que a cotação das empresas que apresentaram lucro vão subir e as que tiveram prejuízo vão cair.

As comparações dos resultados surgem a partir das estimativas feitas por analistas e por históricos de resultados. Se eles estiverem acima das expectativas, o preço das ações tende a subir. Se for abaixo, tende a cair. 

Portanto, uma empresa que está com expectativas muito altas pode ter desvalorização no preço após apresentar lucros não tão bons, enquanto uma companhia com maior descrença pode aumentar sua cotação após um balanço não tão negativo.

Análise e escolha de empresas com bom desempenho

A divulgação dos balanços também é um momento importante para os investidores analisarem e escolherem boas empresas para investir. Uma análise bem feita dos números e resultados, pode ser o fator decisivo para que sejam encontradas boas empresas com excelentes expectativas para o futuro.

É importante analisar fatores como:

  • aumento da receita em comparação com os trimestres anteriores e os motivos para isso;
  • crescimento ou queda das margens de lucro;
  • aumento ou queda de custos e despesas;
  • endividamento da empresa e se ela possui caixa para pagar as dívidas. 

Com isso, já é possível ter uma base inicial para escolher uma boa empresa. Entretanto, sempre cabe uma avaliação mais detalhada de outros indicadores.

Balanceamento da carteira

A divulgação de resultados pode servir também para que você aumente a posição em empresas que já estão em sua carteira e se mostraram atrativas.Um grande exemplo recorrente na bolsa de valores são as sazonalidades. 

Algumas empresas podem apresentar queda nos resultados e nas cotações em virtude de situações pontuais, como condições climáticas, questões macroeconômicas, entre outros.

Se você conhece a empresa e acredita que ela pode apresentar melhoras a longo prazo, pode ser o momento para aproveitar e comprar as ações a um preço atrativo.

Ao mesmo tempo, aquelas ações que acabaram se valorizando acima do preço-alvo que você estipulou, podem ser vendidas para realização de lucros e substituição por outras mais atrativas para o momento.

Acompanhe sempre a agenda de resultados e seja um investidor melhor

Como exemplificado nos pontos acima, é essencial acompanhar a agenda de resultados para definir suas estratégias de investimentos. 

Portanto, fique atento às divulgações, faça análises conscientes e tome as melhores decisões para a sua carteira de investimentos, escolhendo sempre ativos de qualidade e com tendência de valorização.

Gostou do conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do Leo Dutra!

Posts relacionados

Deixe um comentário